1 de dezembro de 2009

Horta Natural


A horta é uma componente muito importante deste desenho. Através da prática de agricultura sinérgica, produzimos todos os vegetais, consociando diferentes espécies, criando um sistema com grande biodiversidade e natural.



AGRICULTURA SINÉRGICA

Baseada em agricultura natural de Masanobu Fukuoka, a agricultura sinérgica surge em 1987 por Emilia Hazelip, como um modelo de produção vegetal que auto-fertiliza o solo.
A agricultura sinérgica é um sistema agricola, que através da consociação de espécies e da interacção de todos os elementos e factores do sistema, produz de uma forma natural, auto-fertilizando o solo.
Ao longo dos tempos através da grande actividade macro e microbiana e da grande biodiversidade, o solo vai ficando mais rico em húmus e em micronutrientes disponíveis para as plantas.
Na prática o sistema é composto por canteiros elevados com “mulch” que ajuda a controlar a humidade e a aumenta a actividade microbiana do solo, onde são instaladas uma grande variedade de espécies de modo a que se protegem mutuamente de factores de risco como pragas e potenciem a sua produção.
É um sistema onde a mobilização de solo é mínima ou nula, não há compactação de solo e não se utilizam elementos externos como agroquímicos de modo a manter o sistema em equilibrio.

Sem comentários: